Goiânia pode ter política de controle e redução de impactos ambientais, sociais e governamentais, diz Kitão
O vereador Lucas Kitão (PSD) apresentou na última semana um projeto de lei que implementa a política Environmental, Social e Governance (ESG) e visa incentivar as práticas desses princípios nas organizações locais e a instituição de uma premiação municipal para as organizações que se destacarem.
Entre os princípios, a Política Municipal prevê o controle e redução de impactos ambientais, a promoção de desenvolvimento social e melhoria da transparência na responsabilidade na gestão empresarial, além da criação de uma plataforma digital de compartilhamento das práticas ESG e da promoção de parcerias público-privadas.
Segundo o autor, a implementação desses princípios e da regulamentação municipal oferece oportunidades significativas para melhorar a competitividade das empresas, aumentar sua resiliência e contribuir positivamente para a sociedade e o Meio Ambiente.
Ainda de acordo com o pessedista, a implementação de uma política ESG alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) representa um compromisso global para a construção de um futuro mais sustentável.
“Goiânia pode ser um dos principais centros urbanos do Brasil a adotar a prática sustentável. A cidade tem uma economia diversificada, com destaque para setores como o de comércio, indústria e serviços e conta com uma forte presença de instituições de ensino e pesquisa para disseminar as práticas”, justifica o vereador.