A Prefeitura de Goiânia realiza nesta quinta-feira (25), das 9h às 17h, a sétima edição do Dia D de Pneus Inservíveis. A ação acontece no antigo Terminal Isidória, localizado na Alameda João Elias da Silva Caldas, no Setor Pedro Ludovico, e oferece à população uma alternativa gratuita e segura para descartar pneus velhos ou sem utilidade.
Por meio da iniciativa, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) busca ampliar o acesso da população ao descarte correto desse tipo de resíduo. Além disso, a ação contribui para a preservação ambiental e ajuda a prevenir problemas de saúde pública causados pelo descarte irregular.
Desde o início do programa, a Amma já recolheu mais de 140 toneladas de pneus inservíveis. Em seguida, o material foi encaminhado para a logística reversa, garantindo uma destinação ambientalmente adequada e evitando que os resíduos sejam abandonados em áreas públicas ou terrenos baldios.
Riscos
Segundo a gerente de Manejo de Resíduos Sólidos da Amma, Ravena Borges, os pneus descartados de forma incorreta podem provocar diversos impactos negativos. Eles podem bloquear galerias pluviais, favorecer alagamentos e, principalmente, acumular água da chuva, criando ambientes propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Além dos riscos à saúde, os pneus também representam uma ameaça ao meio ambiente. Isso porque o material pode levar mais de mil anos para se decompor e ainda contaminar o solo com metais pesados. Da mesma forma, quando entram em combustão, os pneus liberam substâncias tóxicas que prejudicam a qualidade do ar e aumentam os riscos à população.
Por fim, todos os pneus recolhidos durante o Dia D serão encaminhados para a logística reversa por meio de parceria entre a Amma e a Reciclanip/ANIP. Dessa forma, o município reforça a política de destinação correta de resíduos e incentiva a participação da população na preservação ambiental.






