Nacional

Governo pede investigação de jornalista por causa de uma charge

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, solicitou nesta segunda-feira (15 de novembro) que a Procuradoria-Geral da República  e a Polícia Federal investiguem o jornalista Ricardo Noblat, da revista Veja, por causa de   um compartilhamento de uma charge. Mendonça quer que o jornalista seja enquadrado da Lei de Segurança Nacional.

A ação do ministro dá-se por causa da  charge de autoria do cartunista Aroeira que mostrava o presidente Jair Bolsonaro pichando uma suástica nazista em cima do símbolo da cruz vermelha, com a a frase “bora invadir outro?”. O contexto da imagem é referente à fala do presidente Jair Bolsonaro quando, numa live, pediu a seus apoiadores que dessem um jeito de entrar em hospitais para filmarem leitos destinados a pacientes da covid-19.

A atitude do ministro Mendonça teria sido corroborada pelo presidente Bolsonaro que sempre acusa a imprensa de persegui-lo. O ministro da Justiça usou como base parte da Lei de Segurança Nacional que diz trata de  calúnia e difamação contra chefes de poderes da República, sob pena de reclusão de 1 a 4 anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo