Há 27 anos Divino Lemes criava a Sanesc
Alguns problemas pontuais existem, mas há canedenses que se orgulham desta autarquia
A Sanesc, empresa responsável pelo abastecimento de água para a população de Senador Canedo, completou nesta segunda-feira (11 de março) seus 27 anos de idade. Criada pelo prefeito Divino Lemes (PSD) em 11 de março de 1992, em seu primeiro mandato, pela lei n° 197/92, a autarquia nasceu com a junção de outras empresas e o objetivo do prefeito Lemes, à época, era consolidar o sistema de abastecimento de água na cidade. Naquele ano, 1992, Divino Lemes e sua equipe foram bastante criticados pela ousadia e coragem de criar uma empresa como esta, independente e à disposição única e exclusivamente da sociedade canedense. Hoje mais de 90% da população canedense é atendida pela Sanesc.
Em um passado recente, vários Estados no Brasil tiveram problemas com a chamada crise hídrica que afetou milhões de pessoas. Para citar apenas dois exemplos, as cidades de São Paulo e Goiânia tiveram graves problemas por conta, segundo especialistas, da má gestão de agentes públicos e com isso estas cidades ficaram meses sem o abastecimento regular de água. As populações desses dois municípios tiveram sérios problemas que, inclusive, refletiram na economia.
A cidade de Senador Canedo já teve problemas relacionados à falta de água, com o aumento da população, por exemplo, o município chegou a passar por dias difíceis no passado, mas com uma equipe de técnicos habilitados e experientes, estes dissabores foram resolvidos. Na gestão do último presidente da Sanesc, de Daniel Domingues, técnico e com muitos anos de experiência na área, e com aval e muita cobrança do prefeito Divino Lemes, a empresa deu um salto no quesito modernidade e hoje presta um serviço de qualidade a todos os moradores de Senador Canedo.
Há 27 anos o prefeito Divino Lemes teve a audácia de desafiar os críticos e com uma visão à frente de seu tempo, aliás, criou uma empresa que hoje é valiosíssima e que tem um grande valor para todos os canedenses, valor econômico e valor que deixa todos orgulhosos.
Nelson Ramos, que mora na Vila Galvão, informou à reportagem que lembra à época que ninguém acreditava no prefeito Lemes, mas que ele provou que sua insistência surtiu efeito:
“Lembro bem que quando o prefeito Divino Lemes colocou a ideia de cria a Sanesc, muitos empresários, políticos e algumas pessoas não acreditavam, achavam que era bobagem da cabeça do prefeito, foi muito difícil colocar o projeto diante de tantos pessimistas. Mas, depois de 27 anos, estamos vendo que o prefeito estava certo e ainda bem que tudo deu certo. Isso é bom para Senador Canedo que é uma cidade em destaque referente ao abastecimento de água. Meus filhos, por exemplo, moram em Goiânia e sofrem muito com a Saneago lá”.