Idosos com deficiência são abandonados em Goiás
Vítimas viviam em condições insalubres e os responsáveis são investigados
Dois idosos com deficiência intelectual foram resgatados em situação de abandono em uma casa na zona rural de Pontalina, Goiás. Segundo a Polícia Civil, eles viviam reclusos, sem acesso a medicamentos e em condições insalubres, com o local tomado por sujeira, móveis quebrados, alimentos estragados e sem água potável. O resgate foi realizado na última quarta-feira (4), após uma denúncia anônima, com o apoio do Creas, Polícia Militar e Samu.
As vítimas foram encaminhadas para atendimento médico no hospital da cidade, onde receberam os cuidados necessários, incluindo a medicação prescrita. Os três familiares responsáveis foram levados à delegacia, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por exposição a perigo de vida ou saúde. Além disso, são investigados por apropriação de valores e abandono de incapazes.
A Polícia Civil informou que os maus-tratos já haviam sido registrados anteriormente pelas autoridades. Após receberem assistência, os idosos retornaram à casa e ficaram novamente sob os cuidados das mesmas pessoas. Para proteger as vítimas, o Ministério Público solicitou vagas para elas em um abrigo da cidade.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)