Na tarde da última quarta-feira (16), no setor Jardim Novo Mundo, em Goiânia, uma influenciadora foi detida durante a patrulha de duas viaturas. A mulher é conhecida nas redes sociais como “Mendigata” e já havia sido presa antes por suspeita de tráfico de drogas. Yre Sales Duarte já havia sido abordada mais de 120 vezes em diferentes ocorrências na capital, segundo informações da Polícia Militar.
A perseguição de um carro avançando semáforos vermelhos foi o que levou os policiais a abordarem o veículo e, no momento da abordagem, Yre e outros dois homens foram encontrados. A influenciadora portava um celular usado para negociação de entorpecentes, sendo apreendido juntamente à 50 porções de crack e quatro facas com resíduos da droga na ação policial.
A defesa de Yre explicou que a influenciadora é usuária de drogas e portava crack apenas para uso pessoal, negando qualquer envolvimento com o tráfico. Defendendo também o elevado número de abordagens no histórico da suspeita, as quais se relacionam ao período em que Yre viveu em situação de rua. Porém, no momento da abordagem, ao serem questionados, a influenciadora e os outros suspeitos confessaram que pretendiam vender as drogas na região da Avenida 44 e na Praça do Trabalhador. Todos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após audiência de custódia, Yre recebeu liberdade provisória, com a condição de usar tornozeleira eletrônica pelos próximos 90 dias.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)