Instagram marca como falsa publicação de Bolsonaro sobre covid-19

O Instagram marcou como fake news uma publicação do presidente Jair Bolsonaro que falava acerca de mortes ocorridas em 2019 e comparadas às de 2020, já com a questão da pandemia. A publicação foi criada pelo deputado estadual André Fernandes (PSL-CE) e compartilhada pelo presidente. O Instagram não removeu a publicação, mas alertou aos usuários que se tratava de um post falso publicado por Bolsonaro.
O presidente republicou o post e acrescentou:
“Todas as vidas importam! Entretanto há algo muito “estranho” no ar!”.
A informação que Bolsonaro publicou dizia que ocorreram menos óbitos por doenças respiratórias desse tipo entre 16 de março e 10 de maio deste ano do que no mesmo período em 2019. A primeira morte confirmada no país de Covid-19 ocorreu no dia 16, primeiro dia analisado da postagem. Segundo o post, os dados foram extraídos do Portal da Transparência do Registro Civil:
“NÃO É FAKE NEWS! Confira no site do Portal de Transparência de Registro Civil. Mesmo somando os óbitos por coronavírus com as demais doenças, ainda assim é inferior ao número de óbitos por doenças no mesmo período do ano passado no Ceará”.
Porém, de acordo com a Agência Lupa, em parceria com o Facebook, além de estarem desatualizados, os números citados no post incluem mortes por outras causas, que não têm nenhuma relação com problemas respiratórios.
Após a constatação da fake news, o deputado André Fernandes alterou sua própria publicação.
Até o fechamento deste texto, Bolsonaro não falou sobre a rede social ter bloqueado sua publicação.