A invasão à Blue Zone da COP30, em Belém (PA), na última terça-feira (11), ganhou destaque na imprensa internacional após manifestantes forçarem a entrada no espaço das negociações climáticas, deixando um segurança ferido e bloqueando temporariamente a saída do local. A Polícia Federal investiga o episódio, que ocorreu em uma das áreas mais restritas da conferência.
O jornal britânico The Guardian destacou que ainda não estava claro qual grupo participou da ação. Já a BBC mostrou vídeos em que eles chutavam portas e gritavam palavras de ordem antes do confronto com a segurança.
Nos Estados Unidos, a CNN noticiou que os manifestantes “forçaram a entrada na cúpula e entraram em conflito com os agentes de segurança”. A Al Jazeera, do Catar, relacionou o protesto ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia destacado as comunidades indígenas como protagonistas nas negociações climáticas deste ano.
O incidente ocorreu em um momento de visibilidade internacional para o Brasil, que sedia o maior evento ambiental do planeta. As autoridades reforçaram a segurança no entorno da conferência após o episódio.
(A estudante de jornalismo Mabily Sangy é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)






