Josimar Nogueira pode assumir a presidência da Câmara de Uruaçu nas próximas horas
Nas próximas horas em Uruaçu pode ocorrer uma reviravolta no que se refere à Câmara de Vereadores. É que uma decisão da Justiça pode colocar interinamente o vereador Josimar Nogueira (PSDB) como presidente daquela Casa de Leis.
A decisão seria em decorrência da anulação da eleição que culminou na vitória do vereador Fábio Vasconcelos (PSDB). A Justiça entendeu que houve ilegalidade na eleição de julho de 2025, pois além da extemporaneidade, o vereador Fábio não poderia disputar o cargo de presidente porque a lei permite apenas uma recondução e reeleição para, por exemplo, presidentes do Legislativo. Com a vitória, Fábio passaria a exercer, em 2026, o quarto mandato de presidente, o que a lei entende como perpetuação no poder, destarte sua reeleição foi considerada ilegal em primeira e segunda instância.
Ante o exposto, o regimento interno da Câmara de Uruaçu diz que em caso de vacância da presidência assumir-se-á a presidência o então parlamentar mais bem votado do pleito, neste caso, o vereador Josimar Nogueira, que obteve 768 votos. Por conseguinte, o parlamentar deverá convocar eleições pruma nova mesa diretora na eleição subsequente.
A petição foi protocolada junto à Justiça nesta terça-feira 6 pelo advogado das vereadoras Joana Darc e Nailda Ramos, Fábio Santana. Se a juíza aceitar a petição, a mudança no comando da Câmara ocorrerá muito em breve.
O vereador Fábio Vasconcelos não foi encontrado para comentar o caso e este espaço ficará aberto para futura manifestação.






