Jovem com 9 passagens pela polícia e com duas tornozeleiras eletrônicas é preso em Goiás
Com nove passagens criminais, o suspeito foi monitorado por decisões judiciais em Goiás e no DF
Jonathas Rodrigues Sousa, de 18 anos, foi preso em Águas Lindas de Goiás após violar uma das duas tornozeleiras eletrônicas que utilizava. Segundo a Polícia Militar, ele acumulava nove passagens criminais por homicídio, tráfico de drogas, furto, receptação e injúria. As tornozeleiras foram instaladas por decisões judiciais distintas: uma em Goiás, por violência doméstica contra a mãe, e outra no Distrito Federal. A violação do equipamento ocorreu devido à baixa bateria, conforme informou sua defesa.
De acordo com a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), Jonathas recebeu a tornozeleira em Goiás em outubro de 2024, após descumprir medidas protetivas da Lei Maria da Penha. Em novembro, a Justiça já havia registrado violações constantes no monitoramento eletrônico. A prisão, realizada na última terça-feira (14), ocorreu após o cumprimento de um mandado emitido devido às recorrentes falhas no uso do dispositivo.
A defesa do jovem argumenta que ele não foi devidamente intimado sobre algumas decisões judiciais e que a violação ocorreu de forma não intencional. O caso está sendo acompanhado por diferentes autoridades, mas a defesa ainda aguarda esclarecimentos sobre a colocação de uma segunda tornozeleira pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O processo segue em andamento, e Jonathas permanece preso após audiência de custódia.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)