Notícia

Lei da Aprendizagem completa 25 anos e amplia oportunidades para jovens em Goiás

A Lei da Aprendizagem completa 25 anos nesta quinta-feira (19) como uma das principais políticas públicas de inclusão produtiva de jovens no Brasil e em Goiás.

Criada pela Lei nº 10.097/2000, a iniciativa já beneficiou mais de 6,2 milhões de adolescentes e jovens, ao garantir formação técnico-profissional. Em setembro de 2025, o país atingiu o recorde de 710.875 jovens aprendizes com carteira assinada, segundo o Caged.

Inclusão produtiva e impacto em Goiás

No estado de Goiás, a Lei da Aprendizagem tem ampliado oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade, especialmente nos setores do comércio, serviços e indústria. Além de facilitar o acesso ao mercado de trabalho, o programa contribui para a permanência dos estudantes na escola e para a redução da informalidade.

Para Humberto Casagrande, CEO do CIEE, a política pública segue atual e necessária. Segundo ele, a aprendizagem promove inclusão social e prepara os jovens para as novas exigências do mundo do trabalho. 

Com iniciativas de fortalecimento e propostas de modernização em debate no Congresso, a Lei da Aprendizagem se consolida, após 25 anos, como um instrumento essencial para o desenvolvimento social e econômico do país.

(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo