Nessa terça-feira (05), a Polícia Civil de Santa Helena de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Conselho Tutelar, resgatou uma criança de 10 anos vítima de maus-tratos e prendeu a mãe em flagrante. O caso teve início quando o Conselho Tutelar foi chamado para investigar uma denúncia de maus-tratos em uma escola municipal. Ao chegar ao local, os agentes constataram a veracidade da denúncia ao se depararem com a criança, que apresentava uma infestação grave de piolhos e outros vermes no couro cabeludo.
Além da infestação, a criança apresentava várias lesões na cabeça, com sangramentos devido à infecção, uma condição que já durava vários dias. Apesar da gravidade do quadro, a mãe da menina não havia tomado nenhuma providência para tratá-la, demonstrando omissão e negligência em relação à saúde e bem-estar da filha. Diante disso, uma equipe da Polícia Civil, junto com a Guarda Municipal de Santa Helena, foi até a residência da suspeita e prendeu a mãe em flagrante.
A mulher foi levada para a Delegacia de Polícia de Santa Helena, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. O caso chamou a atenção pela gravidade das condições em que a criança foi encontrada e pela atitude negligente da mãe, que agora responde pelos crimes de maus-tratos e omissão de cuidados.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)