Mais um cargo: Bolsonaro entrega ao Centrão de Valdemar do “mensalão” fundo de 29 bilhões
O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira (18 de maio) a Diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao PL, partido do Valdemar da Costa Neto, condenado no processo do mensalão. O indicado de Valdemar e vai assumir o cargo é Garigham Amarante Pinto, assessor do partido na Câmara.
Essa Diretoria é vinculada ao Ministério da Educação. Este fundo é um dos mais cobiçados e tem orçamento de R$ 29,4 bilhões. De acordo com o Ministério Público, a pasta teria contratado uma empresa para fornecer kits escolares a estudantes que está envolvida em um esquema que desviou R$ 134,2 milhões de dinheiro público da saúde e da educação no estado da Paraíba.
Nos últimos dias o presidente Bolsonaro se aliou ao chamado Centrão — conjunto de partidos conhecido pela política do toma lá, dá cá — devido surgir no radar do Planalto a possibilidade de impeachment. Durante toda campanha, Bolsonaro sempre disse que em seu governo ele não faria negócios com o Centrão.