CidadesCultura

Jovem indígena goiana se encontra com Emmanuel Macron e discute crise climática antes da COP-30

Suellen Ramos, da etnia goyá, representou o LAB Jovens em encontro com Emmanuel Macron. A ativista defendeu a união dos biomas e o protagonismo da juventude na luta climática.

A jovem indígena goiana Suellen Ramos se encontrou com o presidente da França, Emmanuel Macron, durante evento que antecede a COP-30. No diálogo, ela defendeu a preservação dos biomas brasileiros e destacou o papel da juventude nas ações ambientais. “Nosso país tem muitos biomas que dependem uns dos outros, e a Amazônia é a floresta anciã, a grande bisavó de todas as outras florestas”, afirmou.

O encontro reuniu jovens ativistas, pesquisadores e instituições do Brasil e da França. Suellen participou ao lado de Thiago Maiandeua e Tatianny Cristina Queiroz Soares, do Pará, representando o LAB Jovens, programa da Embaixada da França no Brasil que mobiliza jovens para o ativismo ambiental e social. Ela relatou que Macron perguntou sobre as ações locais realizadas pelo grupo.

Durante o discurso, Suellen enfatizou a importância das iniciativas juvenis nas favelas, periferias e aldeias. “Há muitos coletivos de jovens que criam hortas, realizam reflorestamentos e produzem arte e educação ambiental, mas ainda faltam recursos e visibilidade”, destacou.

(A estudante de jornalismo Mabily Sangy é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo