Cidades

Nerópolis realiza 1º Mutirão do Plano Safra para fortalecer a agricultura familiar

A Prefeitura de Nerópolis, em parceria com a UNICAFES Goiás e a Caixa Econômica Federal, realizou, nos dias 11 e 12 de dezembro, o I Mutirão do Plano Safra – Pronaf B, uma das principais iniciativas do Projeto Semear para fortalecer a agricultura familiar no município.

A ação buscou orientar e facilitar o credenciamento de pequenos produtores às linhas de crédito do Plano Safra da Agricultura Familiar, programa federal que reúne financiamento, assistência técnica, seguros e apoio institucional.

Para os agricultores familiares, o acesso ao crédito ocorre principalmente pelo Pronaf, que oferece juros diferenciados, prazos maiores e incentivos à produção sustentável. Durante o mutirão, equipes do Projeto Semear, da UNICAFES e da Caixa atuaram de forma integrada para acelerar a análise documental e esclarecer dúvidas dos produtores.

O gestor técnico do Projeto Semear, Rodrigo Zani, avaliou o mutirão como “um sucesso e parte essencial do cronograma de ações do Semear”. Segundo ele, o evento fortaleceu a rede de apoio no município e inaugura um ciclo de ações contínuas que ampliarão o suporte técnico.

Enquanto isso, em Salvador (BA), a presidente da UNICAFES Goiás, Ihasminy Teixeira, participou da assinatura de convênio entre UNICAFES, ApexBrasil e Ministério da Agricultura. O acordo prevê a qualificação de 450 cooperativas da agricultura familiar para exportação a cerca de 40 países.

Zani ressaltou que a parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária “proporcionará amplo acesso às políticas agrícolas do Governo Federal para os participantes do Projeto Semear”.

Secretário destaca sobre projeto

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Onofre França, destacou que o Semear já se tornou referência no estado. O que coloca Nerópolis em posição de protagonismo nas políticas voltadas ao setor. Ele citou o planejamento da gestão municipal como elemento decisivo para os avanços.

O superintendente municipal de Agricultura e Abastecimento, Geysson Borges, afirmou que os resultados do mutirão mostram que “a agricultura em Nerópolis está viva”. Ele relembrou iniciativas, como oficinas de formação técnica, mais de 70 atendimentos, consultas para crédito rural, projetos de transição agroecológica com a UFG.

O gerente geral da Superintendência da Caixa Econômica em Goiás, Ivo Braga, elogiou a iniciativa conjunta com a Prefeitura e UNICAFES. Ele anunciou que a instituição enviará um técnico permanente para a agência de Nerópolis, o que garante o credenciamento contínuo de agricultores ao Pronaf.

(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo