O pastor Donizete Aparecido da Silva Lima, de 48 anos, foi detido sob a suspeita de cometer abusos sexuais contra fiéis de sua igreja, localizada em Acreúna, no interior de Goiás. Até o momento, duas mulheres foram identificadas como vítimas, mas a Polícia acredita que outras possam surgir à medida que o caso ganhe mais atenção. Além da prisão, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do acusado, que fica nos fundos da igreja onde ele atuava.
As vítimas iniciais já prestaram depoimento, detalhando os abusos, mas a forma exata de atuação do pastor ainda não foi revelada pelas autoridades. As investigações seguem em andamento para verificar se há outras pessoas que possam ter sido vítimas do suspeito. A Polícia orienta quem se sentir prejudicado ou souber de outros casos a procurar a delegacia para formalizar a denúncia.
Após a detenção, Donizete foi encaminhado à Unidade Prisional de Acreúna, onde ficará à disposição da Justiça enquanto o caso é apurado. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes sobre os abusos e possíveis novos envolvidos.
A divulgação da imagem e do nome do investigado foi procedida nos termos da Lei de nº 13869/2019, Portaria normativa nº 547/2021/DGPC, conforme despacho do delegado responsável pela investigação, tendo em vista o interesse público no sentido de identificar outras vítimas de crimes praticados por ele, uma vez que há evidente reiteração criminosa por parte do suspeito. Denúncias podem ser feitas através do telefone 197 ou (62) 99506-5366, assim como outras vítimas podem comparecer na Delegacia de Polícia para registro de ocorrências.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)