Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da 2ª Delegacia Distrital de Polícia de Catalão, em conjunto com as equipes da Deam e da 1ª DDP de Catalão, além da DP de Goiandira, lançou a Operação Discerptio, fase 2. O foco da operação foi o cumprimento de três mandados de prisão preventiva contra investigados com idades de 29 e 37 anos, além de quatro mandados de busca e apreensão em residências nos bairros Ipanema, Primavera e Santa Helena II, em Catalão, e também em Goiandira. As investigações estão relacionadas aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Após a primeira fase da operação, realizada em maio de 2024, novas informações indicaram a existência de um esquema de fornecimento e distribuição de entorpecentes na região de Catalão. Isso levou à execução da operação de hoje, que resultou em mandados de busca e apreensão já cumpridos anteriormente em Catalão e Goiandira, além das prisões preventivas. Durante as ações, foram encontrados diversos materiais, incluindo drogas e celulares.
Um dos suspeitos, de 29 anos, foi preso por mandado e autuado em flagrante por tráfico de drogas, após ser flagrado com substâncias entorpecentes em sua residência. O outro investigado, de 37 anos, possui um histórico criminal extenso, com condenações por homicídio doloso, tráfico de drogas, roubo, receptação, furto e posse ilegal de arma, tendo cumprido vários anos de pena no sistema prisional de Goiás.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)