Cidades

PF desarticula grupo que se passava por policiais federais para extorquir criminosos em Goiás

Operação Isfet 2 cumpre mandados em Goiânia, Goianira, Trindade e Campo Grande; grupo cobrava propina de faccionados em troca de falsa “proteção” da Polícia Federal

A Polícia Federal desarticulou nesta terça-feira (11) um grupo criminoso que se passava por agentes da corporação para extorquir criminosos em Goiás. A ação, batizada de Operação Isfet 2, cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária em Goiânia, Goianira, Trindade e Campo Grande (MS).

De acordo com as investigações, os falsos policiais extorquiam integrantes de facções e traficantes já condenados, oferecendo uma falsa imunidade em investigações da PF. O grupo usava a imagem e a estrutura da corporação para dar aparência de legitimidade às fraudes e realizava encontros nas proximidades da Superintendência Regional da PF em Goiás.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Murilo de Oliveira, a investigação começou em março deste ano, após um advogado denunciar o esquema. “Inicialmente, investigamos a hipótese de envolvimento de agentes reais, mas descobrimos que se tratava de um grupo que se apresentava falsamente como policiais federais”, afirmou.

Os criminosos exigiam pagamentos em troca de “proteção” e chegaram a viajar para acompanhar familiares das vítimas em outras cidades do país. A PF investiga agora todos os níveis de envolvimento, desde os líderes até os executores diretos das extorsões.

(A estudante de jornalismo Mabily Sangy é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo