PM de Goiás apreende 110 celulares contrabandeados na fronteira sul do estado

Na última sexta-feira (7), a Polícia Militar de Goiás (PMGO) apreendeu 110 celulares provenientes do Paraguai na fronteira sul do estado. A operação foi realizada pelo Comando de Operações de Divisas (COD), que identificou que os aparelhos foram adquiridos ilegalmente no país vizinho e não possuíam documentação fiscal.
Segundo estimativas da PM, os itens apreendidos somavam R$ 130 mil. Os celulares foram recolhidos e encaminhados à Receita Federal em Goiânia, que dará prosseguimento à investigação e às medidas cabíveis.
Os envolvidos, cujas identidades não foram divulgadas, responderão pelo crime de descaminho, que se configura quando há tentativa de burlar o pagamento de impostos e taxas na importação, exportação ou consumo de mercadorias.
Diferente do contrabando, que envolve produtos proibidos, o descaminho é um crime contra a ordem tributária, com pena de 1 a 4 anos de reclusão, dependendo da gravidade da infração.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)