Cidades

Polícia apreende mais de 8 mil sachês ilegais de nicotina em Goiânia

Na tarde de quinta-feira (31), uma operação conjunta da Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), e da Vigilância Sanitária de Goiânia resultou na maior apreensão de Snus já registrada no Brasil. As equipes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em comércios localizados no Setor Central da capital goiana.

Durante a ação, os agentes encontraram mais de 8 mil unidades do Snus, um sachê de nicotina de uso oral, com alto poder de dependência e proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por representar sérios riscos à saúde. Estabelecimentos comerciais da região vendiam os produtos de forma clandestina.

De acordo com a Decon, o valor estimado das mercadorias ultrapassa R$ 1,3 milhão. A polícia prendeu em flagrante uma das sócias da empresa por vender substância nociva à saúde sem autorização legal, conforme determina o artigo 278 do Código Penal. Após pagar fiança, ela acabou liberada.

A Vigilância Sanitária autuou os estabelecimentos e seguirá monitorando os comércios da região. As investigações continuam com o objetivo de rastrear a origem dos produtos e identificar outros possíveis envolvidos na cadeia de distribuição ilegal.

A Polícia Civil registrou a maior apreensão de Snus já feita no país. Antes disso, o maior caso havia ocorrido em janeiro deste ano, no Mato Grosso do Sul, onde as autoridades recolheram 2 mil unidades. O órgão reforça que o Snus não possui registro na Anvisa e, portanto, sua venda ou distribuição é ilegal em todo o território nacional.

(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo