Cidades

Polícia Civil desmonta quadrilhas de fraudes e tráfico em Goiás

Organização criminosa usava motoristas e falsos boletins para desviar mercadorias e lavar dinheiro

Uma operação da Polícia Civil de Goiás, deflagrada nesta quinta-feira (3), desarticulou uma quadrilha envolvida em roubo de cargas, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Além disso, a ação, batizada de Depositário Infiel, Fase 2, cumpriu 24 mandados de prisão preventiva, apreendeu 82 veículos e bloqueou R$ 65 milhões.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Estadual de Repressão a Roubos de Cargas (Decar), duraram quase três anos. O grupo agia de forma sofisticada, aliciando motoristas para desviar cargas e forjar boletins de ocorrência falsos. Logo, acionavam seguros fraudulentamente e revendiam os produtos no mercado.

De acordo com a polícia, a quadrilha utilizava galpões próprios ou de parceiros para armazenar os produtos desviados. Os suspeitos contrabandeavam parte das mercadorias, incluindo defensivos agrícolas com laudos forjados. Lavavam os lucros vultosos por meio de laranjas e investimentos em imóveis e construção civil.

O líder do grupo usava sua experiência como vistoriador de sinistros para fraudar processos de seguradoras. Por sua vez, um dos alvos já tinha histórico por roubo, estelionato e apropriação indébita. As prisões dos envolvidos com a quadrilha ocorreram em seis cidades goianas, sendo elas Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade, Palmeiras de Goiás e Gouvelândia.

(A estudante de jornalismo Letícia Marques é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo