Cidades

PCGO investiga fraudes em contratos públicos

PCGO cumpre mandados contra esquema de superfaturamento e corrupção em Brazabrantes

Nessa quarta-feira (13), a Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou a Operação Delfos, com o objetivo de cumprir 12 mandados de busca e apreensão, além de quebras de sigilos telefônicos e telemáticos. A operação investiga um suposto esquema de fraudes envolvendo crimes contra a administração pública, como contratação direta ilegal, superfaturamento, corrupção ativa e passiva, e pagamento por serviços não prestados. Os crimes envolvem contratos firmados com a Prefeitura Municipal de Brazabrantes, entre 2021 e 2023, totalizando R$ 2.597.422,74, distribuídos em 26 contratos com cinco empresas. As buscas ocorreram simultaneamente em cinco cidades de Goiás.

Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu um revólver calibre 38 com 11 munições, além de R$ 5 mil em espécie, celulares e computadores pessoais dos investigados. As fraudes funcionavam por meio da criação de empresas “laranjas” que, após vencerem licitações, prestavam serviços superfaturados ou nem prestavam serviço algum, dividindo os valores obtidos com a fraude entre os participantes. Essas empresas fictícias tinham o objetivo de fraudar o processo licitatório, resultando em desvio de verbas públicas em benefício dos envolvidos.

Com o cumprimento dos mandados, a Polícia Civil busca esclarecer todos os detalhes dos crimes e responsabilizar os envolvidos perante a Justiça, além de trabalhar para recuperar o dinheiro desviado dos cofres públicos. A investigação continua em andamento.

(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo