Na manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal, deflagrou uma operação em Goiânia para cumprir dois mandados de prisão e dois mandados de busca e apreensão. A ação foi realizada no âmbito de uma investigação sobre um crime de estelionato eletrônico, praticado por meio de redes sociais. Todos os mandados foram cumpridos com sucesso, o que contribuiu para o avanço da operação.
A investigação começou quando uma vítima viu um anúncio de diárias em uma pousada de Pirenópolis/GO nas redes sociais e entrou em contato com o suposto estabelecimento através de um aplicativo de mensagens. A atendente, que era na verdade uma golpista, informou que a diária custava R$ 480. A vítima, acreditando na oferta, realizou o pagamento via PIX para uma conta bancária vinculada ao grupo criminoso, acreditando que sua reserva estava confirmada.
Após o pagamento, a vítima foi contatada por uma pessoa que se passou por gerente da pousada. O falso gerente informou que a atendente anterior havia cometido um erro e que a reserva não havia sido realizada, pois a pousada exigia uma permanência mínima de duas diárias. Ao recusar a nova proposta, a vítima foi bloqueada no aplicativo, ficando com o prejuízo. A operação resultou na prisão dos envolvidos e nas apreensões relacionadas ao crime.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)