Polícia Civil resgata idosos vítimas de maus-tratos em Anápolis
45 casas nas zonas urbana e rural do município foram visitadas por agentes

A Polícia Civil de Goiás resgatou na sexta-feira (18), dezenas de idosos em situação de abandono e violência em Anápolis. A ação aconteceu durante a chamada Operação Santana, deflagrada na última semana pela Delegacia do Idoso (Deai). Os agentes visitaram 45 casas nas zonas urbana e rural do município que receberam denúncias.
De acordo com os policiais, 37 denúncias mostraram-se confirmadas. Casos de violência física, psicológica, patrimonial e abandono contra os idosos acabaram sendo identificados pela polícia. As vítimas têm entre 75 e 101 anos. Em um dos casos, os agentes prenderam em flagrante uma mulher por manter a própria mãe em cárcere, além de submete-la a constante tortura emocional.
As autoridades encaminharam 10 idosos para cuidados de outros parentes. Outros quatro estavam em condição extrema de miséria, com desnutrição, feridas na pele, falta de higiene e sem qualquer atendimento médico. Abrigos da cidade receberam esses idosos após eles receberem suporte emergencial. A Polícia Civil instaurou inquéritos para apurar os crimes contra esses idosos e responsabilizar todos os envolvidos.
(A estudante de jornalismo Letícia Marques é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)