Cidades

Polícia desmantela esquema de venda fraudulenta de carros de luxo em Goiás

A Polícia Civil de Goiás desmontou, nesta quarta-feira (6), um esquema criminoso de venda fraudulenta de veículos de luxo durante a operação “Mensa Ficta”. A equipe cumpriu seis mandados de prisão e busca e apreensão em cidades de Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina. A quadrilha, formada por membros da mesma família, movimentou cifras milionárias ao enganar vítimas com negociações falsas de automóveis de alto padrão.

A investigação envolveu um empresário de Goiânia, que sofreu um prejuízo de R$ 1 milhão, após acreditar em falsas promessas de revenda de carros seminovos de luxo. Os criminosos o atraíram por meio de um grupo de WhatsApp criado especificamente para dar aparência de legalidade ao negócio.

Segundo o delegado Murilo Leal, a quadrilha aplicava uma estratégia bem estruturada. Começava realizando negociações legítimas para conquistar a confiança da vítima e, em seguida, aplicava o golpe com a venda de veículos que nunca existiram.

Para dar credibilidade às fraudes, os criminosos utilizavam documentos falsificados, laudos de vistoria adulterados. Além de intermediar os pagamentos por contas bancárias em nome de laranjas, dificultando o rastreamento dos valores. Além disso, incentivavam que clientes satisfeitos indicassem novos compradores, ampliando o alcance da fraude.

Durante a operação, os policiais apreenderam bens e valores vinculados à quadrilha e iniciaram o sequestro judicial do patrimônio adquirido ilegalmente. As investigações mostram que o grupo agia há pelo menos quatro anos, com histórico de crimes como estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. 

(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo