Cidades

Polícia investiga empresário que se passou por delegado para tentar roubar empresa financeira em Goiás

Suspeito de 26 anos teria falsificado ofício para obter dados sigilosos e bloquear valores; investigação também apura elo com fraudes durante enchentes no RS

A Polícia Civil deflagrou, nesta segunda-feira (9/12), uma operação que investiga um empresário suspeito de falsificar um ofício e se passar por um delegado para tentar obter dados sigilosos e bloquear valores de uma empresa do setor financeiro. Os agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Goiânia. O investigado é proprietário de empresas de tecnologia no estado.

Segundo a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, o empresário enviou, em novembro de 2024, um documento fraudado que simulava uma ordem oficial. O ofício reproduzia brasão, identidade visual e assinatura de um delegado da especializada para induzir funcionários ao erro e garantir vantagens ilícitas. A polícia descobriu a fraude depois que um escritório de advocacia procurou a corporação para confirmar a autenticidade do documento.

Os investigadores chegaram ao suspeito após rastrear metadados e fluxos telemáticos, mesmo com o uso de técnicas de anonimização para ocultar a identidade. A polícia suspeita que ele mantenha uma vida de ostentação com o dinheiro obtido em golpes. Durante a operação, surgiram indícios de que o empresário também estaria envolvido em fraudes cometidas durante as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, quando falsas campanhas de arrecadação desviaram recursos destinados às vítimas.

(A estudante de jornalismo Mabily Sangy é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo