Cidades

Porteiros, síndicos e terceirizados têm palestra de segurança condominial na sede do Secovi Goiás

O Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi Goiás) em parceria com o 23º Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) promoveu nesta segunda-feira (15/4) um encontro para promoção da segurança em condomínios residenciais para síndicos, porteiros e terceirizados.

Duas palestras foram realizadas na sede do Secovi Goiás, com o apoio do 23° Conseg e a Associação dos Moradores do Entorno do Parque Flamboyant (Amepark).

O subcomandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Goiás, Major Samuel Negrão, e o comandante da Companhia Ambiental de Operações com Produtos Perigosos (CAOPP), Major Wanderley de Oliveira, foram responsáveis por orientar os representantes dos condomínios.

“Nosso principal foco foi levar conhecimento e trazer ferramentas para que os profissionais tenham consciência e preparo para enfrentar situações em casos de vulnerabilidade dos prestadores de serviços”, declarou o Major Negrão.

Atualização constante

Conforme o presidente, Antônio Carlos da Costa, e o vice-presidente do Secovi Goiás, Ulisses Soares Batista, o treinamento aprimorou conhecimento e técnica dos profissionais.

“O criminoso evolui todos os dias. O intuito nosso é justamente dar condições, trazer novas táticas e promover o debate para dar mais segurança para todos os moradores, porteiros e também para resguardar suas vidas e a dos representantes”, afirmou o vice- presidente.

Essa atualização dos trabalhadores e dos condôminos, segundo Soares, é constante. “Na gestão do Antônio Carlos temos promovido workshops, palestras e encontros constantes. Estamos preocupados com a qualificação dos síndicos e terceirizados”, justificou.

Para a presidente do do 23º Conseg, Madalena Aparecida dos Santos, é importante ter um plano de segurança elaborado por profissionais que visitem os condomínios a fim de detectar pontos vulneráveis.

Ela também defende que o trabalho continua. “Todos nós somos responsáveis pela nossa segurança e partindo desta premissa, é preciso cuidado ao entrar e sair de nossas residências, trabalho e condomínio. Não podemos deixar que desconhecidos entrem com a gente nos portões das garagens ou nas portarias”, completa.  

Informação para combater despreparo 

Subcomandante do 6° BPM, Major Negrão defendeu que a capacitação e o treinamento são fundamentais para garantir a segurança, pois habilita e dá ferramentas ao porteiro para a identificação de pessoas e reconhecimento de ameaças.

Dessa forma, o profissional consegue agir de forma preventiva. Ele também diz que as principais estratégias mais utilizadas pelos criminosos são o emprego de simulação e dissimulação, seja se passando por prestador de serviço ou morador.

O comandante do CAOPP, Major Valério de Oliveira também destacou a importância da orientação para os moradores na prevenção, como questão de segurança.

“Os trabalhadores e síndicos têm uma série de protocolos que precisam ser seguidos. Nossa orientação foi justamente para como os trabalhadores e representantes precisam agir para evitar óbitos, incêndios, afogamentos, entre outros casos”, alertou.

O supervisor operacional da Guardiã, Esmarlei Pereira, esteve nas palestras. De acordo com o supervisor, os temas abordados serão levados para os trabalhadores que estão na linha de frente da empresa.

“É de suma importância para os condomínios e atualização precisa ser constante, porque a criminalidade não para de evoluir. A segurança pública e os nossos trabalhos também, por isso sempre buscamos atualizar e levar novas informações para replicar junto aos nossos colaboradores”, acrescentou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo