Prefeitura de Goiânia implementa pontos que permitem furar sinal vermelho
Prefeitura prevê mais de 150 pontos até abril e a prioridade é o pedestre
A Prefeitura de Goiânia liberou a conversão livre à direita em cinco cruzamentos da cidade, permitindo que motoristas avancem no sinal vermelho em situações específicas. A medida será expandida para mais de 150 locais até abril, com a liberação de cerca de dez pontos por semana. Entre os cruzamentos já liberados estão a Avenida T-7 com Avenida C-4 no Jardim América e a Avenida Independência com Rua Contorno no Centro.
A conversão livre está prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 2020, mas exige que os motoristas observem regras como dar prioridade a pedestres e respeitar a sinalização local. Para orientar os motoristas, equipes da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito acompanham os pontos liberados, reforçando a importância do cuidado com pedestres. Segundo o secretário Tarcísio Ribeiro de Abreu, campanhas informativas estão sendo realizadas para garantir a segurança no trânsito.
Nesta quarta-feira (15), mais três cruzamentos serão incluídos na medida, como a Avenida T-9 com a Avenida Afonso Pena no Jardim Planalto. O prefeito Sandro Mabel anunciou que Goiânia poderá ter até 350 pontos de conversão livre à direita no futuro. A iniciativa promete melhorar a fluidez no trânsito, sem comprometer a segurança.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)