Prefeitura de Goiânia realiza atividades com alunos do Futebol de Down, nesta terça-feira (21/03)
Ação é alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Exercícios incluem futebol de sabão, cama elástica e lanche comunitário, a partir das 17h30, no núcleo paradesportivo de Goiânia, no Setor Leste Universitário
A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta terça-feira (21/03), em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, atividades com alunos do Futebol de Down, coordenado pela Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP). Ação será no Centro de Referência Paralímpico (CRP), localizado no Colégio Estadual Dom Abel, Setor Leste Universitário, a partir das 17h30.
“Quando apoiamos o esporte, incentivamos fortemente a inclusão social e a interação. A inclusão, por meio do esporte, traz maior integração entre o corpo e a mente. Essas crianças precisam se sentir inseridas, e, neste caso, também os pais destes jovens”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
A ação contará com atividades de recreação e lazer, como futebol de sabão e cama elástica, para alunos do projeto e seus pais. Após as atividades, será oferecido lanche comunitário de confraternização para os familiares, alunos e servidores da SMESP.
“Dentre os benefícios que a prática esportiva proporciona, destacam-se o aumento da capacidade muscular e cardiorrespiratória, o equilíbrio e a coordenação motora. Esse direito ao movimento e ao esporte proporciona mudanças valiosas, físicas e mentais nessas pessoas”, observa o prefeito.
Segundo o secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre, a modalidade paralímpica foi uma das últimas a serem inseridas na diretoria de paradesporto, e registra procura pelos pais para integrar seus filhos a uma modalidade esportiva.
Fayda Albernaz, de 42 anos, conta que seu filho, Marcos Paulo, de 10 anos, apresentou melhora no condicionamento físico e nas relações sociais após começar a praticar Futebol de Down. As aulas do Futebol de Down na modalidade futsal foram iniciadas em novembro de 2022, e são realizadas toda terça-feira e quinta-feira, das 17h às 18h30.
“Isso mostra o quanto o esporte é agregador, sendo uma ferramenta social de interação, integração e inclusão, além dos benefícios físicos”, assinala o secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre.