Prefeitura de Goiânia retoma obras de muro e calçada do Cemitério Parque
A Prefeitura de Goiânia retomou nesta semana as obras de construção do muro e da calçada do Cemitério Parque, localizado na confluência das avenidas São Domingos e Marechal Rondon, no Setor Urias Magalhães. A ação visa concluir a infraestrutura do local, priorizando acessibilidade, segurança e estética. A administração municipal prevê entregar os trabalhos até o dia 2 de novembro, data do Dia de Finados.
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) executa o projeto, que contempla 207 metros de muro e calçada. O muro de 2,20 metros de altura, está sendo construído em bloco de concreto aparente. Para aumentar a durabilidade, a equipe instalará pingadeiras pré-moldadas ao longo da estrutura.
Além disso, a obra prevê um novo portal de entrada, com 3,90 metros de largura por 2,20 metros de altura, com duas folhas, e a reforma do portal existente com argamassa e massa acrílica, preservando a forma original. Um portão de serviço de 4 metros, também com duas folhas e fechaduras. O entorno receberá 600 m² de grama esmeralda.
A calçada, essencial para a segurança dos pedestres, terá 200 metros de comprimento por 1,60 metros de largura, com concreto usinado e acabamento com meio-fio. Para garantir acessibilidade, a equipe instalará 207 metros lineares de piso tátil direcional e de alerta.
A importância da retomada as obras
O presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos, ressaltou que a retomada rápida da obra demonstra o compromisso da gestão em oferecer segurança e dinamismo para as famílias que visitarão o cemitério no início de novembro.
O engenheiro civil responsável pela obra, Nilton César Pinto, explicou que os materiais de alta durabilidade e as técnicas construtivas empregadas garantem longevidade e segurança. “A calçada, por exemplo, terá piso laminado com sete centímetros de espessura, ideal para alto tráfego”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp) acompanha os trabalhos e reforça a importância de manter a dignidade, a organização e a valorização do espaço público. O secretário José Neto acrescentou: “Essa intervenção proporciona um ambiente mais seguro e adequado para visitação e homenagens”. A pasta lembra ainda que os proprietários de jazigos devem cuidar da manutenção de suas concessões para garantir o bom estado do cemitério.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)






