Prefeitura e TCM firmam parceria para novo Ponto de Apoio da SET no Centro de Goiânia

O prefeito Sandro Mabel e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim de Castro, assinaram nesta sexta-feira (22) a cessão de uso de um imóvel localizado na Rua 67, Setor Central. O espaço será destinado à instalação de um Ponto de Apoio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), reforçando a atuação dos agentes na organização do tráfego da região. O imóvel será cedido por dez anos, sem custos de aluguel, fortalecendo a presença da SET no Centro da cidade.
De acordo com Mabel, a iniciativa faz parte de um conjunto de medidas simples que já vêm transformando o trânsito de Goiânia, sem demandar grandes investimentos. “Este ponto é estratégico, facilita o deslocamento das equipes e melhora a prestação de serviços da SET à população. Estamos promovendo uma grande mudança no Centro, que depende tanto da presença do poder público quanto de iniciativas privadas”, afirmou o prefeito.
Além disso, Mabel destacou que a revitalização do Centro envolve habitação, serviços e lazer. “Hoje, cerca de nove mil pessoas vivem na região. Nossa meta é alcançar 25 mil moradores, trazendo melhorias como iluminação, segurança e novos empreendimentos, clínicas, bares e restaurantes, como na Rua do Lazer. Tenho certeza de que esta parceria contribuirá significativamente para a reconquista do Centro de Goiânia”, disse.
Parceria fortalece gestão do trânsito
O presidente do TCM, Joaquim de Castro, agradeceu ao prefeito e reforçou a confiança na gestão. “Temos respeito e admiração pelo trabalho de Sandro Mabel. Sabemos que quem ganha com isso é a população. A melhora no trânsito já é visível e temos certeza de que a gestão continuará resolvendo os gargalos da capital”, declarou.
Segundo Tarcísio Abreu, secretário municipal de Engenharia de Trânsito, a medida proporcionará melhores condições de trabalho aos agentes e maior eficiência nas operações de mobilidade. “Com equipes atuando em três turnos, este ponto de apoio agiliza o atendimento e garante respostas rápidas à população”, explicou. Atualmente, a SET mantém outros três pontos de apoio: PA Castelo (Avenida Castelo), PA Serrinha (Avenida Laudelino Gomes) e PA Campinas (Mercado de Campinas).
Para o agente da SET, Michel Faria, coordenador da divisão de Área Azul, a localização estratégica permitirá respostas rápidas em situações como acidentes, panes de semáforos, quedas de energia ou de árvores. “Comerciantes também solicitam que clientes encontrem vagas disponíveis, então fiscalizamos a Área Azul para manter a rotatividade. Além disso, o ponto de apoio oferece sanitário, alimentação e descanso, garantindo que os servidores mantenham a qualidade do trabalho”, acrescentou.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)