Goiânia

Prefeitura lança obra de construção da USF Santa Fé, por meio do Programa Goiânia Adiante

Unidade será erguida na Rua Antônio Luiz de Pina, APM 19, Residencial Santa Fé I. Obra custará R$ 3,9 milhões aos cofres do município. “Esta é a terceira unidade de saúde que iniciamos dentro do programa, e que, quando inauguradas, garantirão assistência médica de excelência aos moradores de todas as regiões da capital”, ressalta prefeito Rogério Cruz

A Prefeitura de Goiânia dará início à construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Fé. O evento de lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira (09/02), no local onde a unidade será erguida, na Rua Antônio Luiz de Pina, APM 19, Residencial Santa Fé I. Ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Rogério Cruz, representado no evento pelo chefe de gabinete e secretário particular, José Firmino. A obra integra o programa de investimentos Goiânia Adiante, e custará R$ 3,9 milhões aos cofres do município.

“Esta é a terceira unidade de saúde que iniciamos dentro do programa Goiânia Adiante, e que, quando inauguradas, garantirão assistência médica de excelência aos moradores de todas as regiões da capital”, ressalta Rogério Cruz.

O chefe de gabinete e secretário particular do prefeito, José Firmino, afirmou que os investimentos do programa são em diversas áreas, inclusive na Saúde, em busca de beneficiar a população de todas as regiões. “Goiânia Adiante é um marco da gestão atual, liderado pelo prefeito Rogério Cruz, que está sempre sensível às demandas de população. Há várias obras sendo entregues e em andamento, principalmente na área da saúde, que é uma das principais necessidades do município”, destacou.

Artigos relacionados
Chefe de gabinete e secretário particular do prefeito, José Firmino, durante evento de lançamento de obra de construção da USF Santa Fé | Foto: Jucimar Sousa

Além da equipe da estratégia Saúde da Família do Santa Fé, a nova unidade vai abrigar outras duas: a do setor Grajaú, que funciona em imóvel locado, e a do Santa Rita, que está em prédio próprio, mas de estrutura inadequada.

Atualmente, a unidade do Santa Rita é a mais próxima para os moradores do Santa Fé, distância que dificulta o acesso aos atendimentos necessários. “Há mais de uma década que a população da Região Sudoeste aguarda ansiosa pela construção de uma unidade de saúde. Hoje ela se torna realidade, através do Goiânia Adiante. O prefeito Rogério Cruz está comprometido com a infraestrutura e com a saúde das pessoas”, disse o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, ao ressaltar que a USF será entregue no segundo semestre de 2023.

Aproximadamente 12 mil pessoas dos bairros da Região Oeste da capital serão atendidas pelas equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

No local, serão realizados todos os procedimentos que compõem a Carteira de Serviço da Atenção Primária, como consultas eletivas médicas e de enfermagem para todas as faixas etárias, realização de curativos, vacinas, administração de medicação, acompanhamento pré-natal, visitas domiciliares, dentre outros.

“O Centro de Saúde da Família tem objetivo de atuar no investimento e na prevenção. Serão oferecidos todos os serviços que a comunidade necessita, como controle de diabetes e hipertensão, acompanhamento pré-natal, crescimento e desenvolvimento infantil, prevenção ao câncer de colo uterino, dentre outros”, informou o secretário de Saúde.

A assistente social Katia Neri Reis, moradora do Residencial Santa Fé há 12 anos, disse que a unidade no setor vai facilitar e democratizar o acesso à saúde pelos moradores da região. “A unidade mais próxima é no Santa Rita, agora, a construção de uma aqui no nosso setor vai facilitar o acesso, sem contar que os moradores serão assistidos de forma integral quanto à atenção básica de saúde”, observou.

Local onde unidade será erguida, no Residencial Santa Fé I | Foto: Jucimar Sousa

Em discurso, o vereador Juarez Lopes parabenizou os moradores da região pela conquista da Unidade de Saúde da Família. “É graças à atual gestão municipal. O que os outros prefeitos não fizeram, Rogério Cruz abriu o coração e teve coragem de fazer”, afirmou o vereador.

“A comunidade do setor tem que andar cerca de 5 quilômetros para ter acesso a uma consulta médica. Agora, isso vai mudar. Gratidão ao senhor prefeito Rogério Cruz e ao Dr. Durval, que é o melhor secretário de saúde que Goiânia já teve. O sonho está sendo realizado”, disse a presidente do Conselho Municipal de Saúde e moradora da região, Celidava Souza Bittencourt.

Ela aproveitou para sugerir que o nome da unidade homenageie Márcia Belo, gestora de saúde que morava na região Sudoeste e morreu de Covid-19 em 2022. “Em nome do conselho municipal de saúde de Goiânia, que a Unidade de Saúde da Família de Santa Fé tenha o nome de Márcia Belo”, pediu.

Participaram do evento o controlador-geral do município, Gustavo Cruvinel, o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alisson Borges, e os vereadores Henrique Alves e Pastor Wilson.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo