Presidente Lula não reconhece vitória de Maduro e sugere novas eleições

Após idas e vindas acerca das eleições da Venezuela, o presidente Lula (PT) declarou nesta quinta-feira 15 que não reconhece a vitória de Nicolas Maduro naquele país. O petista chegou a sugerir uma nova votação.
Lula deixou claro que só reconhecerá o resultado após a conclusão da investigação pela Sala Eleitoral do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela.
“Ainda não [reconheço o resultado]. Ele sabe que está devendo uma explicação. Eu quero o resultado, se tiver, vamos tratar [de reconhecer]”, afirmou Lula.
Ele sugeriu que o Conselho Nacional Eleitoral, que inclui membros da oposição, poderia atuar como fiador da transparência do processo.
Segundo Lula, o anúncio do resultado por Maduro foi marcado por “confusões”. Ele enfatizou a importância de uma análise rigorosa das atas eleitorais antes de tomar qualquer posição definitiva.
“Não quero me comportar de forma apaixonada e precipitada, quero resultados”, concluiu ele durante entrevista a uma rádio do estado do Paraná, onde o presidente esteve em visita.