Projeto incentiva participação de escolas em visitas gratuitas à galeria de arte
O aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”, idealizado pela CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais, traz ao público mais um projeto de iniciativa cultural com acesso gratuito. A partir desta quinta-feira, 25 de julho, terá início o “Quinta na Galeria”, que consiste em visitas mediadas semanais, sempre às quintas-feiras, na Cerrado Galeria, localizada na Rua 84, no Setor Sul, em Goiânia.
O projeto é aberto a todos que tiverem interesse em participar, mas objetiva atingir, em especial, o público escolar. Por isso, até o dia 05 de setembro, todas as quintas-feiras terão duas sessões de visitação – uma matutina, entre 10h30 e 12 horas, e uma vespertina, entre 14h30 e 16 horas, abertas tanto para o público geral como para as escolas. A entrada é franca, mas as visitas estão limitadas a 30 vagas por sessão, para garantir aos participantes uma experiência plena.
No caso das instituições de ensino, o responsável pelos alunos deverá preencher um formulário de inscrição assinalando data e horário desejados para visitação. Já para os demais interessados, na sessão aberta a todos, a inscrição deverá ser feita individualmente. Em ambos os casos, para participar, basta acessar o app Fala Sério, disponível no Google Play ou por meio do link https://pwa4.app.vc/fala_serio/home, e clicar no ícone “Quinta na Galeria”.
Segundo a museóloga à frente da CALÍOPE, Bárbara Freire, o “Quinta na Galeria” pretende apresentar a Cerrado Galeria como uma instituição com rico acervo de arte moderna e contemporânea regional e nacional, que está sempre aberta ao público. “A Cerrado já é uma instituição parceira do Fala Sério. Agora, para fortalecer ainda mais essa colaboração, o objetivo é fomentar o diálogo artístico e cultural com a população, contribuindo para o desenvolvimento e a apreciação das artes visuais no estado de Goiás”, afirma.
A opção por criar um horário exclusivo para atrair as escolas também é fruto do desejo comum das instituições parceiras. De acordo com Bárbara, a iniciativa propicia uma experiência enriquecedora para os estudantes. “O Quinta na Galeria cria experiências e vivências culturais e de educação não-formal, integrando o diálogo e o aprendizado com a prática. Assim, estimula também a presença dos estudantes em instituições culturais locais, despertando seu interesse sobre a arte e cultura goianas”, explica a museóloga.
Visitas mediadas
Realizar visitas mediadas, e não guiadas, é um conceito introduzido pelo “Fala Sério, aqui tem museu!” desde a sua concepção. O app e seus projetos prezam por uma experiência em que haja troca de conhecimento e diálogo com os participantes, fugindo do tradicional monólogo dos guias de visitação cultural. No “Quinta na Galeria”, as visitas serão mediadas pelo estudante de Gestão do Turismo e Lazer Marcos Oliveira, que integra a equipe da Cerrado Galeria.
Marcos, que já atuou no ofício em Bruxelas, na Bélgica, local em que estuda, acredita que Goiânia está no caminho para se tornar um ponto relevante para a arte no Centro-Oeste e no Brasil. “A cidade possui um patrimônio cultural importante que, com a presença da Cerrado, é enriquecido por uma cena artística contemporânea dinâmica, cuidadosamente curada e alimentada por pessoas dedicadas a criar uma comunicação que aproxima o público da arte”, diz.
O mediador ainda frisa que o “Quinta na Galeria” está em perfeita consonância com essa intenção de estabelecer um diálogo artístico com mais públicos na capital goiana. “O projeto amplia o acesso à arte e à cultura para um número maior de pessoas, propiciando a oportunidade de interagir com a arte de maneira acessível e democrática. Esse tipo de iniciativa é crucial para envolver pessoas que, de certa forma, poderiam sentir que a arte e a cultura são áreas inacessíveis, especialmente quando se trata de arte contemporânea”, reitera.
Acervo e premiações
Os interessados em participar poderão acessar o grandioso acervo da Cerrado Galeria, composto por mais de mil obras de arte moderna e contemporânea de artistas como Cândido Portinari, Dalton Paula, Luiz Mauro, Iêda Jardim, Estêvão Parreiras, Siron Franco, Kboco, Matias Mesquita e Raylton Parga. Além disso, ainda em julho e agosto, os públicos podem apreciar a mostra “Mar de Incertezas”, da renomada artista Selma Parreira, atualmente em exposição na galeria.
Cada visita do “Quinta na Galeria” vai garantir aos participantes uma estrela dourada para o seu “Passaporte Especial de Viajante da Cultura”, um documento criado e distribuído pelo Fala Sério desde o início de outro projeto, o Sábado Tem Museu, que é realizado mensalmente em museus e instituições de cultura goianas. O aplicativo desenvolve, ainda, um programa de fidelidade vinculado ao passaporte, que prevê descontos e prêmios de empresas parceiras do Fala Sério, de acordo com a quantidade de estrelas colecionadas.