Seis suspeitos são presos por garimpo ilegal em Luziânia
Suspeitos foram flagrados sem licença ambiental; polícia apreendeu equipamentos de extração e uma arma de fogo durante fiscalização
Seis pessoas foram presas na quarta-feira (28) suspeitas de praticar garimpo ilegal em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. A ação ocorreu durante patrulhamento e fiscalização no Rio Vermelho.
Durante a operação, equipes do Batalhão de Operações Ambientais abordaram dois grupos que realizavam a extração de minério de forma irregular. Na verificação, os agentes constataram que nenhum dos envolvidos possuía licença ou autorização ambiental para a atividade.
No local, foram apreendidos diversos equipamentos usados no garimpo ilegal, como um motor bomba, quatro bateias, oito pás de bico e mangotes. Além disso, os policiais encontraram uma arma de fogo sem documentação legal.
Diante do flagrante, os seis suspeitos receberam voz de prisão. Eles foram encaminhados à Central de Flagrantes de Luziânia, junto com o material apreendido, para as providências legais cabíveis. As identidades não foram divulgadas.
O garimpo ilegal provoca sérios impactos ambientais. Entre eles estão o desmatamento, a contaminação da água e do solo por mercúrio e a perda da biodiversidade. Além disso, a prática pode gerar conflitos sociais, invasão de terras e riscos à saúde da população.
(A estudante de jornalismo Ana Claudia Venceslau é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)






