Setor Marista, em Goiânia, ganha ecoponto com tapume sustentável
Ações que visam a sustentabilidade de canteiros de obras colaboram com a comunidade, com o meio ambiente e amenizam os impactos gerados pelas construções
Em Goiânia, a Brasal Incorporações adotou os tapumes sustentáveis em canteiros de obras. A estrutura usada para cercar a construção conta com locais para descarte de lixo eletrônico, plástico e óleo de cozinha, como forma de incentivar a comunidade local a fazer o manejo correto desses materiais. A inovação trazida pelo novo tapume na obra do Reserva Harbo, no Setor Marista, foi colocar uma pia para lavar as mãos, bebedouro para quem passa pelo local, principalmente para quem se exercita na Alameda Ricardo Paranhos, saquinhos para recolher as fezes dos animais de estimação e local para que os pets bebam água.
A primeira experiência com os tapumes sustentáveis foi na obra do Reserva dos Ipês, no Setor Bueno, em 2022. A estrutura foi instalada focando no recolhimento de materiais recicláveis e os moradores da região abraçaram a iniciativa, que também contou com a adoção da praça dos Ipês, totalmente revitalizada com o apoio da Incorporadora.
Adotando esse tipo de ação, a Brasal recebeu da Prefeitura de Goiânia e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), o Selo de Sustentabilidade Ouro, o mais alto nível da certificação concedido na capital. “Damos uma atenção especial às ações de sustentabilidade na Brasal para amenizar o impacto das obras para a comunidade. Como qualquer construção acaba gerando barulho e afetando a vida dos moradores locais, tentamos retribuir à população o acolhimento dos nossos empreendimentos, incluindo dos nossos funcionários.
Além dos tapumes sustentáveis, também chamados de ecopontos, a Brasal investe na implementação de sistema de captação de água pluvial, para reaproveitamento dentro do canteiro da obra, ações educativas, apoio financeiro para um abrigo de animais, entre várias outras iniciativas”, explica Raphael Chaul, engenheiro de saúde , segurança do trabalho e meio ambiente da Brasal.
Em breve, a Brasal vai ampliar a colocação dos ecopontos e tapumes sustentáveis em suas obras, além de outras iniciativas que visam melhorar o bem-estar dos moradores das regiões onde se localizam as construções da incorporadora.
Sobre a Brasal
Com quase 60 anos de história, a Brasal atua em 3 Estados e no DF, com negócios em 5 segmentos de mercado: incorporação e construção imobiliária; produção e distribuição de bebidas; concessionária de veículos, comercialização de combustíveis e geração de energia limpa e renovável. Em 19 anos de operação, carrega atributos que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização, com projetos que proporcionam tempo de qualidade para quem investe ou vivencia, tendo como foco empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos.
Desde o início da sua trajetória, com sede em Brasília, foi responsável por entregar mais de 7290 unidades, 1 milhão de m² construídos, com expansão em 2011 para Goiânia, e em 2015 para Uberlândia, o que resultou em 5.5 bi em VGV lançados. A empresa busca melhoria contínua com foco em pesquisa de produto e de mercado, novos diferenciais construtivos e itens de tecnologia que contribuam para sustentabilidade, mobilidade urbana e compartilhamento.
Atualmente, com mais de 950 colaboradores diretos, é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste, segundo o GPTW (Great Place to Work) e seu Sistema de Gestão é certificado conforme a Norma PBQP-H SIAC Nível A pelo Bureau Veritas Certification.