Gilmar Mendes recebe de Caiado a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera

O Governo de Goiás concedeu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Esta é a honraria mais importante concedida pelo estado.
A cerimônia simbólica aconteceu no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, ne sábado 17, com a presença do ministro do STF, que não pôde comparecer ao evento que foi realizado na cidade de Goiás.
Acompanharam o evento também o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, o procurador-geral de Justiça (PGJ), Cyro Terra Peres, o procurador-geral do Estado (PGE), Rafael Arruda, além do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), desembargador Saulo Mesquita.
A Comenda da Ordem do Anhanguera foi criada em 1975. A honraria prestigia autoridades, personalidades e corporações que se destacam por serviços e ações relevantes para Goiás. Em 2024, 420 pessoas foram reconhecidas.
Gilmar Mendes já exerceu cargos em órgãos como Presidência da República, Câmara dos Deputados, Ministério da Justiça, Casa Civil e Advocacia-Geral da União (AGU). Foi nomeado para o STF em 2002 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
“Quando vemos esse anúncio de Goiás na liderança do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), assistimos à tradução do que foi feito. Aparece na melhoria da educação e no resgate do que as pessoas poderão fazer no futuro. Não há outro caminho senão pela educação”, disse Mendes.
O governador Ronaldo Caiado agradeceu a mobilização para que Goiás alcançasse as metas fiscais.
“Se não fosse o gesto do ministro de instalar um processo de entendimento entre o governo federal e Goiás, não teríamos chegado nessa condição de garantia, de aval para cumprir à risca as exigências do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e, ao mesmo tempo, retornar à população os serviços com qualidade”, justificou Caiado.