STF pode julgar hoje pedido de liberdade para Lula
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta terça-feira (11 de junho) um pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O processo estava em julgamento em abril no plenário virtual, um mecanismo em que os ministros postam os votos em um sistema eletrônico, sem a necessidade do encontro físico. Nesta segunda-feira (10) o processo foi incluído na pauta de julgamentos pelo relator da Lava-Jato no STF, ministro Edson Fachin.
A defesa de Lula contesta uma decisão de Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No ano passado, Fischer rejeitou um pedido de absolvição de Lula no processo do triplex do Guarujá, que motivou a prisão do ex-presidente. Segundo os advogados, Fischer não deveria ter julgado o caso sozinho, e sim levado a discussão à Quinta Turma do STJ.
Ainda nesta segunda-feira (10) o ministro Gilmar Mendes liberou para julgamento mais um habeas corpus protocolado pela defesa de Lula. O pedido foi feito após o então juiz Sérgio Moro ter aceitado o convite para ser ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente Jair Bolsonaro. Os advogados de Lula alegam que Moro foi parcial no julgamento.