Governo de Goiás aumenta Bolsa Estudo em até 38% e beneficia 300 mil alunos
O Governo de Goiás anunciou nesta quarta-feira (10) o reajuste do Programa Bolsa Estudo, que terá aumento de até 38%. A medida vai beneficiar cerca de 300 mil estudantes da rede estadual. A novidade anunciada pelo governador Ronaldo Caiado e pelo vice-governador Daniel Vilela, por meio de vídeo nas redes sociais.
Enviado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei com os valores atualizados está discussão. “Sabemos a importância desse apoio para que os alunos se dediquem aos estudos. E sempre que possível, melhoramos o que já é bom”, destacou Caiado.
Com a atualização, os estudantes das escolas de tempo regular receberão R$ 130 por mês. Já os alunos dos Centros de Ensino em Período Integral terão aumento maior, passando a receber R$ 150. Segundo o governador, a iniciativa também contribui para a redução da evasão escolar e o desempenho educacional.
“O Bolsa Estudo ajuda Goiás a manter a menor taxa de abandono escolar do país e integra políticas públicas que colocam o Estado em primeiro lugar no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, acrescentou Caiado.
Como funciona o programa estadual
Criado em 2021, o programa tem como objetivo estimular a aprendizagem e reduzir a evasão escolar entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das séries iniciais do Ensino Médio. Cada beneficiário recebe dez parcelas anuais, correspondentes aos meses letivos, sem repasses em janeiro e julho.
O vice-governador Daniel Vilela reforçou que o programa também cumpre um importante papel social. “Além de apoiar a educação, o Bolsa Estudo é essencial para muitas famílias. Todos os meses, cerca de 300 mil estudantes recebem esse benefício, e quem convive com a rotina escolar sabe da diferença que ele faz”, destacou.
O programa instituído pela Lei Estadual nº 21.162/2021, funciona como política pública de caráter educacional e assistencial, vinculada ao programa Busca Ativa: Acolher para Permanecer.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)






