
Nos bastidores políticos de Uruaçu, lideranças políticas e da sociedade pressionam para anular a reeleição do presidente da Câmara Municipal, Fábio Vasconcelos (PSDB). O vereador já está no terceiro mandato consecutivo e antecipou ainda a eleição da Mesa Diretora para o mandato de 2026, sendo ele novamente reeleito.
Os vereadores elegeram Fábio em 2023, reelegeram-no em 2024 e novamente em 2025. Além disso, promoveu a antecipação da eleição de 2026.
De acordo com a liminar assinada pelo ministro Gilmar Mendes, a reeleição dos membros das Mesas Legislativas só pode ocorrer uma única vez. Portanto, a situação de Fábio contraria diretamente a decisão do STF. Nesse cenário, aliados e adversários reforçam a pressão para que ele deixe o cargo de presidente.
A reportagem não conseguiu contato com o presidente da Câmara, Fábio Vasconcelos, e deixará este espaço aberto para futura manifestação.
(O estudante de jornalismo Silmar Jacinto é orientado pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)