Cidades

Vereador Kitão propõe meta de 35% para recolhimento de embalagens em Goiânia

O vereador Lucas Kitão (União Brasil) apresentou um projeto de lei que institui a logística reversa de embalagens em Goiânia. E define uma meta de 35% de recolhimento desses materiais. A proposta foi protocolada na Câmara Municipal nesta quinta-feira (28) e dialoga com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro em Belém (PA).

O projeto obriga os responsáveis a recolher as embalagens colocadas no mercado local por meio da logística reversa. O controle será feito em banco de dados e rastreamento por código de barras. Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem dar o destino correto aos materiais. Os prazos são de 20% até dezembro de 2026 e 35% até dezembro de 2028.

Lucas Kitão explicou que a proposta busca modernizar a política de resíduos sólidos da cidade. “Ao estabelecer metas progressivas de logística reversa, fortalecemos a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores”, destacou.

Além disso, o vereador ressaltou que o uso dos códigos de barras permitirá rastrear as embalagens e integrar os dados com órgãos ambientais e fiscais. “Esse projeto representa um passo importante para atender compromissos ambientais nacionais e internacionais, reduzir a poluição e fomentar a economia circular”, finalizou.

(A estudante de jornalismo Renata Ferraz, é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo