Cidades

Goiás decreta emergência por alta nos casos de síndrome respiratória

Com 6.743 casos registrados em 2025, estado autoriza abertura imediata de leitos para conter avanço da SRAG

O Governo de Goiás decretou, nesta segunda-feira (30), situação de emergência devido ao aumento expressivo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e permite a abertura imediata de novos leitos hospitalares para atender a demanda crescente.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) contabilizou 6.743 casos de SRAG em 2025. Sendo 1.117 por Influenza, 1.486 por Vírus Sincicial Respiratório, 306 por Covid-19 e 680 por Rinovírus. O crescimento dos casos tem pressionado os leitos clínicos e de UTI, tanto na rede pública quanto nas unidades conveniadas ao SUS.

Entre janeiro e junho deste ano, o número de solicitações de internação por síndromes respiratorias chegou a 10.676 — aumento de mais de 33% em relação ao mesmo período de 2024. Apenas em maio, foram 2.406 pedidos.

O decreto também responde a sete semanas consecutivas com registros acima do limite esperado e ao pico de casos entre o fim de abril e o início de junho. Além do estado, 24 municípios solicitaram apoio ao Ministério da Saúde para ampliar a capacidade hospitalar.

(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo