Vídeo: criadouro perde 8 mil tilápias após queda de energia no distrito de Goiânia
A bomba que oxigenava os tanques teria queimado com a queda de energia

Uma queda de energia, registrada na noite desta quinta-feira (3). Teria provocado a morte de cerca de 8 mil tilápias em um criadouro localizado em Vila Rica, distrito de Goiânia. O sistema de oxigenação dos tanques parou de funcionar, e a falha causou a morte dos peixes por asfixia. Segundo os proprietários da piscicultura, o prejuízo financeiro pode chegar a R$ 80 mil.
“Com a queda de energia, a bomba que mandava oxigênio pros peixes queimou. Perdi todo o tanque de peixe”, lamentou a dona do criadouro. O apagão pode ter ocorrido por volta das 20h, o que pode ter interferido no finciomanento do sistema de suporte à vida aquática.
Em nota, a Equatorial Goiás informou que, após verificação no sistema, a última ocorrência registrada pela unidade consumidora 10014954581 é do dia 16 de março deste ano. A companhia destaca que, desde então, não há registros de falta de energia no sistema.
A distribuidora esclarece que, ainda nesta sexa-feira (4), vai enviar um fiscal ao local para averiguar a situação.
Sobre o prejuízo financeiro relatado, a concessionária ressalta que, para ressarcimento por eventual dano causado pela rede elétrica, o cliente deve procurar os canais de atendimento da Companhia, apresentando as evidências do dano. Os casos são avaliados individualmente, conforme a Resolução nº 1.000 da ANEEL e, uma vez comprovado o nexo causal com o sistema elétrico, a Companhia realiza o ressarcimento.
Para acesso ao serviço, esclarecimentos e orientações, o cliente pode entrar em contato com a empresa por meio dos canais oficiais:
Site: www.equatorialenergia.com.br
Call Center: 0800 062 0196
Agências de atendimento presencial.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)