Vídeo: homem desmaia após pm deitar com joelho sobre seu pescoço
Um policial militar agrediu e deixou um homem desacordado em uma abordagem violenta no Jardim Ariston, em Carapicuíba, Região Metropolitana de São Paulo. A violência teria ocorrido no último final de semana.
Uma nota da Secretaria da Segurança Pública não informa o porquê os militares cometeram o ato violento contra o homem. Toda a ação foi gravada por testemunhas. Ninguém quis se identificar ou gravar entrevista, algumas pessoas disseram a jornalistas que foram ameaçadas de mortes pelos policiais se falassem algo ou se gravassem a ação violenta.
Pelas imagens é possível ver um pm aplicando um mata-leão (estrangulamento) em um dos homens, deitado no chão e se batendo pedindo socorro sem respirar. Ao desmaiar, os policiais jogam-no na calçada e depois jogam-no no porta-mala de uma viatura. Enquanto isso, o outro homem que estava também junto com a vítima é também xingado e ameaçado por outro policial que grita para ele desligar o celular.
A cena do policial deitado com o joelho sobre o pescoço da vítima lembra ao assassinato do segurança negro americano George Floyd morto por um policial branco a cerca de um mês nos EUA.
A SSP afirmou que os militares estão sendo ouvidos:
“PMs envolvidos no caso já estão sendo ouvidos e as imagens citadas analisadas pela instituição, que adotará as providências cabíveis, após análise dos fatos.”.