Vídeo mostra GCM agredindo homem em hospital; o agente foi afastado
Um vídeo registrou o momento que um GCM de Bertioga, em São Paulo, agride um homem algemado com um soco no rosto, em um hospital da cidade.
Pelas imagens é possível ver pessoas filmando a ação de dois agentes. Em um determinado momento, um deles diz: “Pode filmar”. O vídeo corta para um segundo momento, onde outro agente segura o homem pelo pescoço e dispara um soco contra o algemado.
Após a ação, uma das pessoas que filmavam a ação grita para o agente parar de agredir.
O advogado do agredido, Ronaldo do Patrocínio, disse à TV Tribuna que as agressões começaram fora da unidade após uma discussão entre o homem e a mãe de seu filho.
Ainda segundo Ronaldo, o cliente de 33 anos, estava com o filho de três anos na casa da mãe, quando a mãe da criança apareceu querendo levá-lo. O pai se recusou a entregar o menino e por isso começaram a discutir. O advogado ressaltou que a discussão não contou com violência física.
Posteriormente, o pai teria acionado a Polícia Militar. O homem saiu à rua com o filho e foi seguido pela mulher. Ainda de acordo com o defensor, uma viatura da GCM passou pelo local no momento e o abordou. Nesse momento, a mulher teria dito que foi agredida e o rapaz foi levado.
Ronaldo conta que o cliente, ao ser detido, foi levado ao Hospital de Bertioga antes de ir para delegacia. Familiares acompanharam e gravaram a abordagem.
Também ao site, a Secretaria da Segurança e Mobilidade de Bertioga revelou que abriu uma sindicância interna para analisar o ocorrido. A prefeitura da cidade também confirmou o afastamento do GCM envolvido na ação.