Suspeito de enganar idosa na Holanda e aplicar golpe de R$ 300 mil é preso em Aparecida de Goiânia

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (11), em Aparecida de Goiânia, um homem de 60 anos suspeito de aplicar um golpe de quase R$ 300 mil contra uma idosa de 74 anos que mora na Holanda. O golpista enganou, por cerca de três anos, a vítima — uma mulher com dupla cidadania, holandesa e brasileira, reconhecida pelo histórico de trabalhos sociais.
De acordo com as investigações, o suspeito criou uma identidade fictícia chamada “Nabu Badona” e se apresentava como pecuarista de Palmas (TO). Além de proprietário de imóveis em Goiânia e Anápolis. Para conquistar a confiança da idosa, ele afirmava doar caminhões de arroz anualmente a instituições filantrópicas, como a Vila São Cotolengo, em Trindade.
Usando manipulação emocional, promessas falsas, justificativas evasivas e até discursos religiosos, o investigado convenceu a vítima a fazer diversas transferências em euros, intermediadas por empresas de câmbio.O golpista inventou, entre outras mentiras, uma falsa troca de imóveis que nunca comprovou. O filho da idosa percebeu as inconsistências, alertou a mãe e, quando ela tentou recuperar o dinheiro, o suspeito a bloqueou em todos os meios de comunicação
A Polícia Civil descobriu ainda que o homem tem histórico criminal em Tocantins. Ele já respondeu por infração ao Estatuto do Idoso em Gurupi, usando método semelhante para enganar outra vítima, e possui registros de ameaças contra familiares. Para dificultar investigações, ele se movimentava entre cidades de Goiás e Tocantins nos últimos anos. Durante o interrogatório, confessou ter se apropriado do dinheiro da idosa.
A Polícia Civil divulgou a imagem do preso com autorização legal, conforme a Lei nº 13.869/2019 e a Portaria nº 547/2021, para identificar novas vítimas.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista, Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Noticias)