Uma idosa de 63 anos foi agredida por um policial militar na noite dessa quarta-feira (4), em Barueri, São Paulo, durante uma abordagem em sua residência. Lenilda Messias, a vítima, ficou com o rosto ensanguentado após tentar intervir na apreensão de uma moto que pertencia ao seu filho, o empresário Juarez Higino Lima Júnior. Testemunhas relataram que a situação começou quando os agentes tentaram retirar o veículo da garagem, gerando uma reação de Lenilda, que questionou a abordagem e foi empurrada e chutada por um dos PMs.
As imagens registradas mostram cenas de violência, incluindo gritos de familiares e vizinhos, além do choro de crianças. Bianca de Lara, ex-mulher de Juarez, afirmou que os policiais agiram com truculência, invadiram o portão da residência e agrediram várias pessoas. Um policial mais velho interveio para cessar as agressões, mas o impacto emocional e físico foi severo. Lenilda foi encaminhada a uma unidade de saúde devido ao ferimento no rosto, e outras pessoas também sofreram lesões.
Em resposta, a Polícia Militar de São Paulo declarou que não compactua com desvios de conduta e garantiu que excessos serão investigados, prometendo punições aos envolvidos. A Polícia Civil está analisando as imagens e investigando todas as circunstâncias. O caso foi encaminhado à Corregedoria da PM para uma análise detalhada.
(A estudante de jornalismo Brenda Magalhães é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)