Prefeitura de Goiânia realiza avaliação formativa para estudantes do Ensino Fundamental pelo Programa de Recomposição, Recuperação e Aprofundamento das Aprendizagens
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza, nesta quarta-feira e quinta-feira (14/06 e 15/06), a Avaliação Formativa 2023 para os 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Avaliação é instrumento que integra o Sistema de Avaliação Educacional do Município de Goiânia (Saegyn), um dos pilares do Programa de Recomposição, Recuperação e Aprofundamento das Aprendizagens.
A Avaliação Formativa 2023 tem como objetivo melhorar o processo ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas. Os dados e diagnósticos gerados permitem que a gestão identifique dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, proponha e execute ações pedagógicas para superá-las e, assim, assegurar aprendizagem contínua e efetiva aos estudantes.
As informações contribuem, ainda, para a prática docente, uma vez que o professor, ciente dos resultados, pode ajustar suas aulas às necessidades discentes e, também, para a busca por equidade nos resultados educacionais, tendo em vista que ter clareza sobre os direitos de aprendizagem é tão importante quanto saber como verificar se eles estão sendo alcançados.
O superintendente pedagógico da SME, professor Marcelo Oliveira, enfatizou que essas avaliações são ferramentas potentes tanto para as unidades educacionais quanto para a secretaria, pois permitem à rede educacional diagnosticar os níveis de aprendizagem e reorientar o trabalho pedagógico quando são identificadas situações de não aprendizagem.