A Polícia Civil prendeu, na segunda-feira (2), Paulo Cesar da Silva Santos, de 23 anos, após ele espancar seu enteado, Henry Gabriel, de dois anos. O crime ocorreu em Queimados, na Baixada Fluminense (RJ), e a causa da agressão teria sido o fato de a criança ter “sujado a fralda”.
Henry Gabriel chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com uma série de ferimentos graves, mas não resistiu à violência e morreu.
Paulo Cesar levou a criança para a UPA, e a equipe médica percebeu a gravidade das lesões, acionando o Conselho Tutelar e a Polícia Civil. Na delegacia, o padrasto confessou que bateu no menino por causa da fralda suja. O boletim médico da UPA registrou um quadro de violência extrema.
O delegado Julio da Silva Filho afirmou que, embora Paulo tentasse minimizar a violência, a perícia demonstrou um quadro muito mais grave, que levou à autuação por homicídio qualificado.
Testemunhas relataram que Paulo Cesar era agressivo e já havia agredido a criança em outras ocasiões. Vizinhos também confirmaram que ouviram gritos durante o momento da agressão.
A mãe de Henry informou que também era vítima das agressões do companheiro. O delegado acrescentou que a mãe disse que Henry “tremia e ficava inquieta com a presença do Paulo”, indicando um padrão de violência contumaz.
(A estudante de jornalismo Mabily Sangy é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)






