Política

Campanha Maio Furta-cor é aprovada na Câmara Municipal

O autor da propositura é o vereador Getúlio Andrade

Nesta quarta-feira, 19, os parlamentares da Casa de Leis aprovaram o PL n° 022/23, que institui o Mês Maio Furta-cor, que é dedicado às ações de conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. A propositura é de autoria do vereador Getúlio Andrade.

No Brasil, o quinto mês do ano celebra o dia das mães, e traz consigo também uma importante campanha voltada à saúde materna, o Maio Furta-cor, já realizado nos demais municípios do país.

O projeto de lei n° 022/2023 busca desenvolver ações como reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de materiais informativos e afins, sempre priorizando conscientizar a população a importância da maternidade saudável e incentivar os órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, associações, entidades de classe, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas desta temática.

“É importante que se esclareça a relevância da dedicação à saúde mental das mães, porquanto, apesar do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães”, citou o autor do projeto, Getúlio Andrade, reconhecendo a importância de promover campanhas como essa.

A médica psiquiátrica, Dra. Lisa Pena, frisou a importância de instituir políticas públicas para que as pessoas tenham acesso ao entendimento sobre a saúde mental, e contextualização à maternidade.

“A cada quatro mulheres, uma sofre de depressão pós parto, e dessas mulheres que deprimem no pós-parto, apenas 60% tem acesso ao tratamento, muitas desconhecem o adoecimento, não têm o diagnóstico realizado, e muito menos aonde buscar e obter ajuda necessária nesse momento”, alertou Dra. Lisa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo